IRB

Diretoria

ClaudioPresidente

Advogado Luis Claudio Montoro Mendes, M.C.L. em Direito Constitucional Comparado pela Cumberland School of Law, Samford University (2006) e LLM em Direito do Mercado Financeiro pelo Ibmec/SP (2003). Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie (2000). Especialista em Mercado Financeiro pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP – (1997) e técnico em Mercado Financeiro pelo PROFINS/SP (1996). Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – UNIFMU/SP (1996). Professor da matéria Recuperação de Empresas do MBA do INSPER, professor do INSPER Direito nos cursos LLC e LLM Societário, professor convidado da Escola Superior da Advocacia – ESA –, Conselheiro do CONJUR – Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP-SP, sócio fundador da empresa especializada na forma da Lei 11.101/05, Capital Administradora Judicial. Membro do Instituto Brasileiro de Recuperação de Empresas – IBR – e do Instituto Nacional de Recuperação Empresarial – INRE –, Árbitro da Câmara de Arbitragem da AMCHAM, Diretor-Presidente do Instituto Recupera Brasil, palestrante e autor de artigos acerca dos institutos de insolvência.

CarolinaVice Presidente

Advogada especializada em Direito Falimentar e Recuperação de Empresas. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sócia e responsável pelo departamento jurídico na Capital Administradora Judicial desde 2014. Sócia na Brasil Expert Análise Empresarial de Insolvência. Vice-Presidente do IRB - Instituto Recupera Brasil, Diretora de Projetos do IWIRC - Women's Insolvency & Restructuring Confederation no biênio 2018/2020 e membro do CMR – Centro de Mulheres na Reestruturação Empresarial. Secretária-Geral da Câmara de Mediação do Instituto Recupera Brasil – CMIRB.

ClaudioSecretário Geral

Graduado em Engenharia Mecânica pela UNISANTA “Universidade Santa Cecília de Santos - SP”. Possui especialização em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini POLI “Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - SP”. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília. Desenvolveu projetos de consultoria na área de Gestão Empresarial nos segmentos: automotivo, construção civil, óleo e gás, têxtil, químico, plásticos, mecânica pesada; entre outros, em empresas: Pirelli, Saint Gobain, Editora Abril, Santista Alimentos, Petrobras. Gestor de projetos em empresas em recuperação judicial e em massas falidas e continuidade de negócios. Docente nas cadeiras de Engenharia, administração de Empresas e Solvência. Sócio e responsável pelo departamento de técnico da Capital Administradora Judicial.

ClaudioDiretor Jurídico

Advogado graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de Guarulhos (SP), com Especialização em Direito Administrativo Econômico pela Universidade Mackenzie e Mestrado em Direito. Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, classe Jurista (mandatos 2017/2021). Membro do Grupo de Trabalho para debater e sugerir medidas voltadas à modernização e à efetividade da atuação do Poder Judiciário nos processos de recuperação empresarial e de falência do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Integrou a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça nos anos de 2007 a 2012, onde exerceu as funções de Chefe de Gabinete, Secretário Adjunto e Secretário de Reforma do Judiciário, este entre 2010 e 2011. Autuou como membro do Comitê gestor do II Pacto Republicano por um sistema de Justiça mais ágil e acessível, assinado em 2009 pelos chefes dos Poderes. Integrou, como membro, o comitê gestor da Conciliação no CNJ. Exerceu também as funções de Assessor e de Chefe de Gabinete da Subchefia Jurídica da Presidência da República, Procurador-Geral do Município de Santo André, Secretário de Assuntos Jurídicos de Osasco e Chefe da Assessoria Jurídica da Ouvidoria da Polícia – Secretaria de Segurança Pública – SP. É membro do Instituto dos Advogados de São Paulo onde integra a Comissão Permanente de Direito Bancário e integrante da Comissão Especial de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB/SP, além de relator da 3ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética. Diretor-Jurídico do Instituto Recupera Brasil, palestrante e autor de diversos artigos jurídicos.

ClaudioDiretor Acadêmico

Juiz Titular da 2° Vara da Fazenda Pública Estadual Privativa das Execuções Fiscais de Vitória (2014 – atual). Juiz Auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (agosto de 2020 – atual). Diretor-ajunto de Cursos e Eventos Acadêmicos Internacionais da Escola Nacional de Magistratura – ENM/AMB (2019 – atual). Professor Efetivo do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013 - atual). POS-DOUTORADO EM DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS. (2012-2013) na Universidade de Coimbra, UC, Portugal. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas. DOUTORADO EM CIENCIAS JURIDICO-SOCIAIS. (2000-2006) na Universidad del Museo Social Argentino, UMSA, Argentina. TESE: SOLUÇÃO JUDICIAL DA COLISÃO ENTRE A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO JORNALISTICA E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA INVESTIGADA: A ponderação de valores como critério de aplicação da proporcionalidade ao caso concreto. DOUTORADO EM DIREITO – CIENCIAS JURIDICO-CRIMINAIS (2021/2022) na Universiade de Coimbra, UC, Portugal. MESTRADO EM DIREITOS E GARANTIAS CONTITUCIONAIS. (2003-2004) na Instituto de Ensino Superior de Vitória, IESV, Brasil (FDV). DISSERTAÇÃO: COLISÃO ENTRE A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA INVESTIGADA E A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO JORNALISTICA: Proposta de Solução Lastreada no Critério da Ponderação de Valores Através da Aplicação do Princípio da Proporcionalidade. ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO ESTADO. (2000-1997) na Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. (1996-1997) na Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. Título: Os Direitos Reais e suas controvérsias. Graduação em Direito. (1983-1988) na Universidade Federal do Espirito Santo, UFES, Brasil.

ClaudioCoordenador do Núcleo de Mediação das Relações de Trabalho

Graduado pela Universidade de Guarulhos (1999). Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professor e coordenador de vários cursos de Pós-Graduação e de preparatórios para o exame da OAB e concursos públicos. Autor de inúmeras obras jurídicas.